top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Indicações de livros que tratam sobre gênero e sexualidade

Por Maria Vitória Freitas


Kit Gay: Guia da Diversidade Sexual


O Kit Gay é um box com três livros de autores e histórias diferentes. A proposta foi idealizada pela artista Pérola Navarro como uma forma de orientar sobre a diversidade sexual e ironizar a onda de fake news que surgiram nas eleições de 2018 sobre um suposto “kit gay” que o Ministério da Educação estaria distribuindo como material didático.

Os três livros que compõem o box são:


O livro foi escrito por um autor brasileiro e foi sua estreia nas livrarias. A história fala sobre dois jovens, Victor e Henrique, que estão no começo de um relacionamento, um deles tem HIV e o outro testa negativo. O livro quebra o tabu de tocar em um assunto tão comum, mas ao mesmo tempo, tão sensível para a maior parte das pessoas. Lucas busca mostrar a partir da narrativa que, apesar do medo e do preconceito, você tem a vida inteira pela frente.


O livro conta quatro histórias individuais de sete garotos que enfrentam questões referentes à sexualidade e relacionamento. Avery, que é transexual, tem que saber lidar com a transparência e a coragem em expor para seu novo paquera a sua identidade de gênero. Cooper é um garoto solitário, vive uma falsa vida através da internet, seduz homens que nunca chega a conhecer, seus pais nem pensavam na possibilidade dele ser gay. O que todas as histórias têm em comum? O amor, a principal chave para que eles possam se aceitar e lutar contra o preconceito.


Um dos primeiros livros juvenis brasileiros que conta a história de George, um menino que tem somente o corpo masculino, mas sua alma é feminina. Todos percebem isso, inclusive, George. A possibilidade que George tem de mostrar a todos quem ele realmente é, acontece na escola: a professora monta uma peça de teatro chamada “A teia de Charlotte”. George sonha em ser a protagonista, a aranha Charlotte, mas não é escalado para o papel por ser menino. No fim, a história traz uma emocionante lição sobre ter fé em quem se é.


Informações sobre o box Editora: Galera Onde comprar: Lojas físicas ou onlines

Preço: R$64,90



Sejamos todos feministas


O livro “Sejamos todos feministas” é uma transcrição do discurso da escritora nigeriana, Chimamanda Ngozi Adichie, no TEDxEuston, em 2012. Por se tratar de um discurso, a leitura é fluída e curta. O livro trata sobre o feminismo não depender de sexo, orientação sexual ou gênero. A autora conta sobre a infância na Nigéria e a experiência de ascensão profissional: quanto mais ela conquistava espaços, menos mulheres encontrava pelo caminho. É um convite à sociedade se tornar feminista e lutar por equidade.





Autora: Chimamanda Ngozi Adichie Editora: Companhia das Letras Onde comprar: Lojas físicas ou onlines

Preço: R$ 24,90



Diferentes, não desiguais


O livro, escrito por três autores diferente, traz à tona o debate do gênero nas escolas e na educação para as crianças. Beatriz Lins, Bernardo Machado e Michele Escoura buscam discutir a maior questão de gênero: coisa de menino e coisa de menina. Para os autores, dividir o mundo entre azul e rosa limita nossas crianças e não faz com que elas se desprendam e sejam, de fato, livres. Além de propor a discussão sobre o assunto, o livro traz sugestões de ações e procedimentos para tornar o ambiente escolar mais diverso.


Autora: Bia Accioly Lins Editora: Reviravolta Onde comprar: Lojas físicas ou onlines


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page